segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Terra por dentro: solo

O solo é um elemento composto por várias camadas e diversos tipos de minerais, gases, água e húmus, um lodo fértil. Possui quatro camadas principais:

1ª – É rica em húmus, um tipo de lodo. Essa camada é chamada de fértil. Ela é ideal para o plantio. É nessa camada também que as plantas encontram sais minerais e água para se desenvolver.


2ª – É a camada dos sais minerais. É dividida em três partes: a primeira parte é a do calcário. Corresponde de 7% a 10% da segunda camada; a segunda parte é a da argila. Corresponde de 20% a 30% da camada; e a terceira parte é a da areia. Existem espaços entre as partículas (grãos) de areia, permitindo que o ar e a água entrem com mais facilidade. Essa parte corresponde de 60% a 70% da camada.


3ª – É a camada das rochas parcialmente decompostas.


4ª – A quarta é a de rochas que estão começando
a se decompor.

Existem vários tipos de solo:


1 – Solo fértil: aquele bom para o plantio e para as plantas se desenvolverem.


2 – Solo árido: o solo seco, como o do sertão.


3 – Solo argiloso: é considerado argiloso o solo que possui mais de 30% de argila na composição de partículas sólidas. Esse tipo de solo possui grãos (poros) muito pequenos, por isso o espaço entre eles também é pequeno. Por isso esse solo retêm muita água, é quade impermeável, pois quanto menor o grão, mais água o solo retêm. E quanto maior o grão, mais macio o solo é.


4 – Solo calcário: possui uma quantidade de calcário maior do que os outros solos. Desse solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização de solos destinados à agricultura. Esse tipo de solo também fornece a matéria-prima para a fabricação de cal e cimento.


5 – Também conhecido como terra preta, o solo humífero apresenta grande quantidade de húmus em relação a outros solos.


6 – O solo arenoso é composto de 70% de areia. Possui grandes poros, por onde a água escoa rápido. É um solo permeável e que seca rápido. É também o mais macio.


O solo é formado a partir de alterações que a chuva, Sol, temperatura, ventos, umidade causam sobre restos minerais enriquecidos com matéria orgânica.


FONTES


1ª – Wikipédia, que utiliza as fontes:


a)
Schaetzel & Anderson. Soils: Genesis and Geomorphology: Cambridge ed., 2005.
b)
Goldberg and Machail. Practical and Theoretical Geoarchaeology. Inglaterra: ed. Blackwell, 2006.
c)
www.cnps.embrapa.br/sibcs/
d)
JACOMINE, Paulo K. T. A NOVA VERSÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASS I – FICAÇÃO DE SOLOS (SIBCS).

2ª - Blog Segredos do Universo: Como o solo se forma? Sábado, 6 de Outubro de 2007.


3ª – Cursinho Web –
www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-formacao-do-solo.

4ª – PEREIRA, Ana Maria; SANTANA, Margarida; WHALDELM, Mônica. Passaporte para ciências, vol. 1: 6º ano, 5ª série. São Paulo: Editora do Brasil, 2006.

Um comentário:

Andreia Santana disse...

Muito bem, bom resumo sobre solos!