terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cuidado com as cobras


Se você é do tipo de pessoa que adora fazer excursões na mata, então te aconselho a ter cuidado com as cobras. Atenção: elas não engolem pessoas, nem a maior cobra do mundo, a anaconda. Mas algumas najas têm o hábito de lançar jatos de veneno nos olhos de quem elas acham que está as ameaçando (o que é uma coisa nojenta, supernojenta!).
Se alguma cascavel chacoalhar o chocalho da cauda perto de você, é um aviso. Ela quer dizer algo como: "Fique longe, você está entrando no meu território!". Se você chegar mais perto, ela chacoalha mais forte, como se dissesse: "Não ouviu o meu aviso? Fique longe!". Se você insistir e chegar mais perto ainda, ela chacoalha mais forte ainda, até que se cansa, vai lá e te pica. Por isso, eu o aconselho a no primeiro aviso de uma cascavel, você sair correndo, certo? Ah, voltando para as najas, seu veneno pode matar uma pessoa em 15 minutos, então preste atenção: uma naja está irritada quando ela dilata o capuz do pescoço e silva (faz sssssssssss) como se estivesse pirada da batatinha. E sabe como reconhecer uma coral falsa e uma verdadeira e diferenciá-las? Ambas as cobras têm a mesma cor de listras: listras vermelhas, amarelas e pretas. A coral falsa tem vermelho junto do preto e a verdadeira, amarelo junto do vermelho.
Quando você ver amarelo junto do vermelho, já sabe que se não correr, vai morrer. E se ver preto junto do vermelho, já sabe que o máximo que vai acontecer é ela te picar e você sentir dor, mas você não vai morrer. Mas não se preocupe, você corre bem mais que as cobras, independente de elas serem venenosas ou não.

Fontes: Enciclopédia de animais ilustrada e Coleção Mundo Incrível - As cobras

2 comentários:

Andreia Santana disse...

Vistas pelos seus olhos, as cobras parecem menos assustadoras e mais interessantes.

[LadyAmnesia] disse...

quando eu encontrar o amarelo junto com o vermelho, parto pra cima, porque sei que cheguei ao mcdonald's!